Arquivos em saúde

panorama da produção científica sobre as práticas arquivísticas como pilares da gestão documental dos arquivos em saúde dos Hospitais Universitário Federais do Estado do Rio de Janeiro.

Autores

  • Jacqueline Dias da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Angelica Alves da Cunha Marques Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (Ibict) https://orcid.org/0000-0003-4642-5912

Palavras-chave:

Arquivos em saúde, Práticas arquivísticas, Hospitais Universitários, Gestão de documentos, Informação e saúde

Resumo

Esta comunicação deriva de parte do projeto de uma tese de doutorado em Ciência da Informação em desenvolvimento, sobre as práticas arquivísticas como pilares da gestão de documentos dos arquivos em saúde dos Hospitais Universitário Federais do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva identificar as referidas práticas utilizando uma abordagem de pesquisa qualiquantitativa, exploratória e descritiva, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Pelo levantamento bibliográfico, chegou-se a 61 documentos, os quais foram filtrados a partir dos seus títulos, resumos e palavras-chaves, conforme a temática desta comunicação. Ao final, foram analisadas 18 obras. Os resultados evidenciam um volume significativo de obras que abordam o prontuário do paciente, tanto em seu suporte analógico quanto eletrônico. Ainda há abordagens que apresentam diferentes perspectivas considerando aspectos culturais, sociais, sistêmicos, entre outros.

Publicado

13.01.2026

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.