Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores deverão entregar um resumo da sua proposta dentro dos prazos estabelecidos.
  • O resumo deve ser enviado na própria plataforma de submissão, contendo entre 150 e 250 palavras e até cinco palavras-chave.
  • Não serão admitidos mais de dois trabalhos por autor, independentemente da posição.
  • Não serão admitidos trabalhos com mais de cinco autores.
  • A proposta deve ser original e não ter sido submetida simultaneamente a outro evento científico ou técnico.
  • Após o resumo ser aceito, os autores deverão enviar o artigo completo até 14 de setembro de 2025 (última prorrogação), que passará por um processo de revisão editorial.
  • O artigo completo deve ser escrito de acordo com o modelo fornecido pela organização do evento, em formato de texto como Microsoft Word, OpenOffice ou RTF. O tamanho do documento não deve exceder 2 MB.
  • O artigo completo deve ser encaminhado na mesma submissão do resumo, pela aba Avaliação - Revisões - Enviar artigo (texto de artigo).
  • O artigo completo deve ter no máximo 15 páginas, incluindo referências bibliográficas.
  • O artigo completo deve conter identificação autoral.
  • Incorpore os apontamentos dos pareceristas no artigo completo, incluindo atualizações nos metadados do resumo e das palavras-chave se for o caso.
  • Só serão publicados os artigos completos enviados e apresentados no evento.
  • O resumo e o artigo completo devem seguir as normas de formatação/estilo da ABNT: NBR 6023:2018; NBR 6024:2012; NBR 6029:2023; NBR 10520: 2023; NBR 14724:2024. O artigo completo ainda deve seguir as normas de apresentação tabular do IBGE/1993.

Diretrizes para Autores

  • Submissão de resumos (e avaliação): 06 de junho a 11 de julho de 2025 (prorrogado);
  • Notificação aos autores (avaliação dos resumos): 14 de julho até 25 de julho de 2025;
  • Envio de textos completos (template): 25 de julho até 14 de setembro (segunda e última prorrogação);
  • O envio do artigo completo deve ser feito na mesma submissão do resumo. Faça o login, acesse a submissão do resumo. Em seguida, na tela de Fluxo de Trabalho, acesse a aba Avaliação. No espaço Revisões, clicar em Enviar arquivo (texto de artigo);
  • Apresentação: template;
  • Inscrição: até 10 de agosto de 2025.


Data de realização do SHB 2025: 30 de setembro (recepção e visitas técnicas), 01 de outubro (abertura) a 03 de outubro (encerramento).

►►► Para conhecermos as pessoas participantes do evento, a comissão organizadora pede que preencham o formulário de identificação clicando aqui. Dúvidas, entre em contato pelo e-mail seminariohispanobr@gmail.com.

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Competência em informação, comportamentos e hábitos informativos

Mônica Regina Peres (UnB)

Gestão da informação, comunicação e organização do conhecimento

Márcio Bezerra da Silva (UnB)

Memória, preservação e humanidades digitais

Ana Lúcia Abreu (UnB)

Informação, cultura e sociedade

Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares (UnB)

Informação e Saúde

Ana Valéria Mendonça (UnB) e Natália Fernandes de Andrade (UnB)

Enfrentamento à desinformação e discurso de ódio

Angelica Alves da Cunha Marques (UnB)

Bibliotecas, políticas de informação e agenda 2030

Pablo Parra Valero (UCM) e Gleice Pereira (UFES)

Igualdade e estudos de gênero

‪Clovis Carvalho Britto‬ (UnB)

Política de Privacidade

Ao submeter seu trabalho ao Seminário Hispano-Brasileiro de Pesquisa em Informação, Documentação e Sociedade (SHB), os autores concordam com os seguintes termos de privacidade:

  1. Serão coletados dados pessoais como nome completo, e-mail, instituição de vínculo, titulação e demais informações necessárias para fins de inscrição, avaliação e divulgação científica.
  2. As informações fornecidas serão utilizadas exclusivamente para fins relacionados à organização, avaliação, publicação e divulgação dos trabalhos submetidos ao SHB. Nenhum dado pessoal será compartilhado com terceiros não envolvidos na organização do evento.
  3. Os trabalhos aprovados poderão ser publicados nos anais do evento, no repositório do SHB ou em outros meios de comunicação científica autorizados pelo comitê organizador, com os devidos créditos aos autores.
  4. Ao submeter o trabalho, os autores mantêm os direitos autorais sobre sua produção intelectual, mas autorizam a organização do evento a publicá-lo, em versão digital ou impressa, sem fins lucrativos.
  5. Uso de imagem e voz: ao realizar a inscrição e participar do evento, os participantes autorizam, de forma gratuita, o uso de sua imagem e voz, captadas por meio de fotografias e gravações audiovisuais durante as atividades do SHB, para fins de divulgação institucional e científica. Esse material poderá ser veiculado nas mídias sociais, canais oficiais e no repositório digital de memória do evento, sempre respeitando os princípios éticos e com os devidos créditos, quando aplicável.
  6. Consentimento: ao realizar a inscrição e a submissão, os autores declaram estar cientes e de acordo com os termos desta política de privacidade.